segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Analise: Mortal Kombat (2021)

 Fala galerinha dramática, tudo bem com vocês?

Esse fim de semana resolvi dar uma chance para o novo filme do Mortal Kombat e resolvi falar um pouco dele com vocês. Lembrando que vi a versão dublada do filme.

 Mortal Kombat - Filme 2021 - AdoroCinema

Lembrando que essa análise vai ter Spoilers.

 O filme é bem divertido e as cenas de luta foram bem coreografadas e são o ponto alto da abra, conseguindo adaptar muito bem a violência que vemos nos jogos, tendo bastante sangue e finalizações violentas, como qualquer fã da franquia adora. A trilha sonora também é boa e mostra a emoção que os produtores desejam.

Um ponto negativo é o roteiro, que é um pouco previsível e raso, não dando muita profundidade aos personagens, principalmente para os vilões, faltando algum tempo de tela. Talvez uma versão estendida pudesse resolver o problema, mas... ninguém vê Mortal Kombat pensando em história.

Mas falando em história, vou dar um resumão.

O início conta com um ataque dos LinKuei a vila dos Shirai Ryu, onde é feito um massacre. nesse contexto é apresentado a luta entre Scorpion(quando ainda era Hanzo Hasasshi) e Sub Zero (ainda Bi-Han) e foi algo muito foda. Os personagens foram bem representados e trouxeram uma luta muito bem feita e memorável, sendo esse trecho inicial o mais profundo em termos de história. O ataque da vila termina com a vitória de Bi-Han e a morte de Hanzo e de sua família, com exceção da filha do personagem que estava escondida e foi salva por Raiden.

Após isso passam-se vários anos e nos é apresentado Cole Young o novo protagonista, o qual é um lutador de MMA em lutas ilegais (aparentemente) que já foi um grande lutador, mas está longe do auge. Logo após uma luta em que sai derrotado, é apresentado a família do protagonista e ele tem um primeiro contato com um personagem conhecido da franquia, Jax, o qual pede para ver a marca de nascença de Cole. Após o encontro o protagonista e sua família estão comendo quando são atacados por Sub-Zero e são salvos por Jax, o qual os ajuda a fugir, mas decide ficar para trás e enfrentar Sub-Zero enquanto os outros fogem. Na luta Jax é derrotado facilmente.

Nisso descobrimos que Shang Tsung tem como intenção roubar usando uma brecha nas regras, matando os inimigos antes de iniciar o torneio para garantir sua vitória.

Após a fuga, Cole deixa sua família em segurança e vai ao encontro de Sonia Blade onde o conceito do Mortal Kombat é apresentado a ele, e a quem está assistindo. Também é apresentado Kano o qual estava sob custódia de Sonia. Após isso o grupo é atacado por Reptile e após matarem o vilão vão ao encontro do templo Shaolin. Lá encontram Raiden, Kung Lao e Liu Kang e recebem treinamento. É explicado que a marca denascença de Cole é algo que dá acesso a Arcana e a seus poderes poderes e todos os que estão destinados a lutar no Mortal Kombat tem, ou podem adquirir matando outra pessoa que também tenha.

Após algum treinamento, são atacados por Shang Tsung e sua equipe mas impedidos por Raiden e continua o treino para o torneio. No decorrer do treino Cole resolve abandonar a equipe e ficar com sua família porque não estava tendo êxito (clichê da lenda do herói) e nesse momento Kabal aparece e convence Kano a trair o grupo. Após isso Goro ataca Cole e sua família e os outros atacam o resto da equipe. Cole mata Goro após desbloquear sua Arcana e Kung Lao  mata Nitara ( ela só apareceu pra morrer). Cole volta para seus amigos e nessa hora Shang Tsung absorve a alma de Kung Lao. Após isso Raiden foge com eles e eles resolvem partir para o ataque e matam os inimigos com exceção Sub Zero em lutas individuais. 

No fim Cole luta contra Sub Zero para salvar sua família, mas antes de ser derrotado, aparece Scorpion onde após uma luta derrotam o inimigo concluindo a vingança de Scorpion e fazendo eles vencerem o torneio. No fim Raiden fala que eles devem estar preparados para novas lutas e os personagens saem a procura de novos lutadores finalizando o filme com um poster com o nome de Jonhy Cage.

 Agora que contei toda a história, vamos analisar mais algumas coisas:

Algo que fez muitos torceram o nariz desde o lançamento do trailer foi a inclusão de um personagem novo na história como protagonista, mas no fim isso se mostrou uma coisa legal, mudando um pouco o que conhecemos da franquia, mas infelizmente faltou um pouco mais de desenvolvimento para nos identificarmos mais com o personagem. Minha única crítica habilidade dele que achei um pouco sem graça, mas não achei ruim, só estranho mesmo.

Os outros personagens (do lado dos heróis) são divertidos e apresentaram boas cenas de luta, dignas dos jogos, embora, para serem ainda mais memoráveis, poderiam ter mais tempo de exibição para aprofundar ainda mais suas personalidades. O único personagem que não gostei muito como foi representado foi Liu Kang, acho que se tivesse a personalidade do filme antigo eu ia gostar bem mais (acho q tava esperando algo igual ao filme original).

Do lado dos vilões, os únicos personagens realmente bem aproveitados foram Sub Zero e Kano. Os outros foram um tanto quanto descartáveis. Goro é um monstro, sendo na história original o grande campeão de Shang Tsung, e acabou morrendo numa luta contra Cole, em uma luta que ele acabava de descobrir seus poderes (Arcana). No caso de Kabal, apresentaram motivos para uma rivalidade com Kano, que não foi explorada. Os outros não vale a pena serem falados (não que sejam ruins, apenas o roteiro não deu o devido espaço para brilharem).

Minha maior crítica é quanto ao vilão Shang Tsung. A dublagem dele foi muito caricata (tenho que ver com o áudio original ainda) e ele apresentou um plano para vencer no maior estilo sessão da tarde, onde ele tinha uma equipe mais forte, mais experiente e mais bem treinada e ainda assim resolve roubar para ter mais chances (fato que faz o time de Raiden ficar mais forte). Única cena em que mostra seu potencial é quando mata Kung Lao, mas no fim não chega nem mesmo a ter uma cena de luta de verdade. Espero que se tiverem novos filmes trabalhem melhor com o personagem.

No fim não houve um torneio como estamos acostumados, sendo algo que eu particularmente não gostei, mas não foi algo ruim, sendo algo novo pra história, apenas quebrou minha expectativa.

O filme não é tão bom quanto o antigo, que foi um dos melhores filmes adaptados de jogos até hoje, mas ainda é um filme bom, que consegue trazer para as telas a essência das lutas dos jogos e divertir quem está assistindo. Recomendo assistir o filme. Está recheado de referências aos jogos e muito fã service, trazendo os bordões dos personagens para a tela de maneira que não ficou forçado (acho que no idioma original teria sido ainda melhor) 


Faz tempo que não faço uma análise mais completa, então desculpem algum erro.

Não esqueçam de curtir nossa página no facebook

Um abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário